You are currently viewing A película automotiva de vidro ainda é considerada um item de segurança!

A película automotiva de vidro ainda é considerada um item de segurança!

Além de dar mais segurança e privacidade para quem está no interior, o acessório também protege o interior dos raios solares.

No entanto, para colocar uma película dessas nos vidros do carro é necessário se adequar aos termos da lei, que não permite qualquer tipo desse acessório.

Entenda neste post o que diz a lei sobre a película automotiva e quais os seus benefícios e limites.

Tipos de película automotiva 

Há diversos tipos para se colocar no seu carro. As variações vão desde transparência e espessura até mesmo a cor desejada. Com esse tanto de opção, é fato que até os mais variados gostos serão atendidos pela oferta do mercado.

No entanto, podemos afirmar que existem três tipos dessa película consideradas as mais comuns: a básica, a avançada e a de segurança.

A primeira opção é a película mais popular nas lojas. Possuindo uma transparência variada, essa versão costuma fazer efeito apenas na segurança — visto que a sua composição não surte muito efeito no conforto térmico.

A avançada, porém, ajuda a manter o interior do carro mais arejado quando o mesmo está parado em locais abertos. Sendo consideravelmente mais cara do que a película básica, essa versão tem como diferencial a proteção contra os raios UV.

Por último, destaca-se a película de segurança. Há quem pense que essa segurança em questão é em relação a transparência do interior.

No entanto, o benefício é outro: tendo um filme mais espesso, essa película automotiva ajuda na contenção de cacos de vidro em caso de acidentes — além de dificultar a sua quebra.

Limite máximo da película automotiva nos vidros do carro

Antes de pensar em colocar uma película para vidro, saiba que há alguns limites impostos pela legislação de trânsito. A punição pelo desrespeito a esses critérios é a aplicação de uma multa, além dos pontos na CNH.

Os limites variam de vidro para vidro do carro. No para-brisa, a transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% (vidros brancos) ou 70% (vidros coloridos).

O mesmo percentual se aplica a outros vidros fundamentais para a condução, como os da lateral dianteira do automóvel.

Já no vidro traseiro e laterais traseiros, a película automotiva precisa garantir uma visibilidade de, no mínimo, 28%. Vale destacar que as películas precisam trazer um selo padronizado que traga o índice de transparência.

O vidro do teto solar é o único que está isento de cumprir essas regras de transparência. Mas também é vetado o uso de películas refletivas. Assim como os outros vidros do carro.

Benefícios e utilidades da película para automóveis

É importante saber que os benefícios relacionados à película automotiva vão muito além do quesito segurança. Dependendo da película instalada, o conforto térmico de dentro do carro será maior do que sem o adesivo.

A proteção contra os raios UV ajuda a manter a temperatura da cabine em ordem, atenuando a sensação de estar dentro de um forno. Com isso, é também possível evitar o desgaste físico do motorista.

Além disso, muitos consumidores acham que a película automotiva deixa o carro muito mais bonito, devido ao escurecimento dos vidros. E, claro, é um item que ajuda — e muito — na segurança. Assaltos a carros são comuns em cidades grandes.

Nesse sentido, impedir que quem esteja do lado de fora do carro veja o conteúdo de dentro pode ajudar a evitar a ação de ladrões.

Leave a Reply