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Correia dentada: saiba quando e por que é importante trocar!

Quando a correia dentada é danificada ou se rompe, há danos graves para o carro. Saiba o que fazer para evitar que isso aconteça!

Muitos não fazem ideia, mas a correia dentada é um dos componentes mais importantes de um carro. Afinal, ela ajuda no funcionamento do motor e transmite energia para as rodas. Quando ela se rompe, há grandes chances de o estrago ser tão grande que não compensa consertar.

Ou, na melhor das hipóteses, o conserto fique bastante caro. Então, é essencial saber quando é preciso trocar a correia.

Neste post, você vai entender melhor qual é a função dessa peça no carro, o que fazer para manter sua vida útil e, ainda, qual é a hora certa de substituí-la por outra. Boa leitura!

Afinal, o que é correia dentada?

O carro pode ter até 4 correias dentadas, sendo elas:

  • de direção hidráulica;
  • dentada do motor;
  • do ar condicionado;
  • do alternador.

Vale lembrar que elas não são iguais. Isso porque, dependendo da sua função, o comprimento e a largura podem variar bastante. Assim como há inúmeros modelos de carros, também há uma grande variedade de tipos de correias dentadas. E neste post, vamos focar na correia dentada do motor, que é a mais importante.

Também chamada de correia de distribuição, é feita em material emborrachado e bastante flexível. Além disso, conta com pequenos dentes de borracha na parte interna para se fixar às peças e poder movimentá-las no tempo certo.

Sua principal função é sincronizar o movimento entre ovirabrequim e o eixo-comando das válvulas. Isto é, a correia garante o deslocamento correto dos pistões nos cilindros e o fechamento das válvulas na hora certa. Em outras palavras, ela protege a válvula dentro do cilindro, evitando problemas com a segurança do carro e com o funcionamento do motor.

Caso contrário, as válvulas podem empenar, furar a cabeça do pistão, quebrar o bloco, entortar o cabeçote e, até mesmo, exigir a retífica do motor. Em alguns casos, como já comentamos, o valor do conserto pode não valer a pena. Além disso, a correia também permite que as explosões de queima de combustível movimentem o carro.

E como ela funciona?

Como já comentamos, a função da correia dentada é controlar os movimentos das válvulas e dos pistões. Desse modo, o movimento coordenado ajuda a repassar a força do motor para movimentar as rodas do veículo. Além do mais, quando essas peças funcionam da maneira correta, permitem que o carro se desloque com segurança.

Então, é a correia que liga o comando das válvulas ao virabrequim do motor, fazendo com que tanto das válvulas de admissão quanto do escapamento abram e fechem no momento certo. E como o virabrequim é o responsável por passar a força do motor para as rodas, se esses movimentos não forem bem coordenados, o carro não funciona.

A correia é feita de um aglomerado de lonas, que formam um material não inflamável. Contudo, é normal haver desgaste com o tempo. Porém, se ela não for trocada no tempo correto, pode arrebentar. Caso ela rompa enquanto o carro estiver em movimento, as válvulas param, os pistões se chocam com algumas delas. Como resultado, o motor para de funcionar.

Os mecânicos costumam chamar isso de “morte instantânea”. O termo não é dramático à toa, pois a extensão dos problemas pode ser grave e inutilizar algumas peças, sendo necessária sua troca, não podendo haver apenas conserto. Isso também justifica o custo alto do reparo.

Se o motor estiver com uma rotação alta no momento em que a correia dentada se romper, o impacto das peças é tão grande que pode até quebrar os pistões. Em casos assim, pode ser necessário fazer a retífica completa do motor, o que pode custar aproximadamente R$ 4 mil para um motor 1.0, por exemplo.

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