You are currently viewing Pneus que rodam mesmo furados, como funcionam?

Pneus que rodam mesmo furados, como funcionam?

Se você dirige, em algum momento já aconteceu de estar indo para algum lugar e no trajeto furar o pneu de seu veículo. É uma situação incômoda que coloca motorista e passageiros em risco. No início desse século, a BMW, com a intenção de oferecer maior segurança durante o imprevisto de um pneu furando, desenvolveu pneu do tipo Run Flat.

Qual é a diferença desse pneu para os convencionais? O seu processo de fabricação. Na fabricação do pneu Run Flat, a lateral é reforçada com um composto de borracha dura que suporta o peso do carro, permitindo ao motorista seguir seu caminho, desde que ele mantenha uma velocidade de no máximo 80 km/h.

As montadoras alemãs BMW e Mercedes-Benz utilizam pneus Run Flat em seus carros, com exceção dos esportivos das divisões M Power e Mercedes-AMG. Vale ressaltar que se você deseja colocar esse tipo de pneu em seu veículo, é preciso que o seu carro tenha sido desenvolvido para receber o pneu Run Flat, pois ele deverá contar com o TPMS (sensor de pressão), além do desenho das rodas ser diferente.

Outra opção que temos são os pneus tipo Seal Inside. Também conhecidos como auto-selantes, esses pneus recebem uma pasta densa  composta de borracha maleável durante sua fabricação, que veda a saída de ar em eventuais perfurações ocasionadas por objetos pontiagudos. Ao contrário do Run Flat, esse tipo de pneu pode ser usado em qualquer tipo de veículo, e o motorista pode rodar por centenas de quilômetros, o que não ocorre com o Run Flat, onde o motorista pode se locomover apenas 80 kms rodados com o pneu furado.

Leave a Reply